… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 20 de julho de 2017

“Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes e, com ele, toda Jerusalém.” (Mt 2:3)



“Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes e, com ele, toda Jerusalém.” (Mt 2:3)

      Aparentemente Herodes era um rei poderoso, vitorioso no campo de batalha. Em qualquer direção que brandisse a espada, era bem sucedido. Era sábio, sensato, poderoso e rico no que diz respeito ao exterior. Mas em questões internas, em sua casa, era totalmente fraco e infeliz. Assim, por fora, Herodes era feliz; mas por dentro, totalmente infeliz. Agora, Cristo, que é o nosso verdadeiro rei, era bem pobre e miserável, desprezado e rejeitado no que diz respeito às aparências externas; entretanto, interiormente, estava pleno de alegria, consolo e coragem.

      Portanto, devemos lutar para que Herodes, que é bem sucedido em questões deste mundo, não nos roube a Cristo, o Rei verdadeiro e gracioso. E embora esteja ele deitado na manjedoura qual criança pobre e miserável, é para lá que temos de ir.

      Por isso, se quisermos ser salvos e ter uma consciência tranquila e feliz, devemos pôr de lado o modo de viver do rei Herodes e aceitar um outro rei, Cristo. Isto significa que não devemos imaginar que podemos salvar-nos por meio das obras, e também não depositar nelas a nossa confiança, e, sim, imprimir em nossos corações unicamente a imagem do bondoso Senhor Jesus Cristo, que vem a nós sem pompa alguma. Pois quando os três santos reis desistiram de todas as obras e ajuda humana e, confiando em Deus e apegando-se à profecia de Miquéas 5:2, foram a Belém, imediatamente tornaram a ver a estrela.

Martinho Lutero
In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983






Sem comentários: